Guias para pagamento de títulos de regularização fundiária podem ser emitidas pela internet

Ferramenta visa facilitar o acesso dos produtores rurais a emissão das guias

Agronegócio
23/04/2021 às 13:04 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News
Imagem Pixabay

Os agricultores beneficiários da ação de regularização fundiária executada pelo Incra em áreas públicas federais têm uma nova opção para pagamento das parcelas dos títulos de domínio. A emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU), que antes necessitava de atendimento presencial em unidades do instituto, passou a ser realizada, também, via internet.

A digitalização do serviço foi feita pela colaboração da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. A emissão do documento está disponível nos portais do Incra e do Governo Federal.

Emissão 
Para emitir o GRU, o cidadão deve fazer o cadastro no portal de serviços do governo federal. O cadastro é único e permite que o usuário utilize outros serviços da página. Também é necessário ter o título de regularização fundiária emitido em seu nome, tendo em vista que o serviço disponibilizará o documento para o mesmo CPF cadastrado.

O processo tem três etapas: primeiro, o titulado preenche os dados da solicitação e seleciona as parcelas a serem pagas. Em seguida, faz o download da guia de recolhimento e, ao final, realiza o pagamento no Banco do Brasil, por aplicativo, internet ou diretamente nas agências e unidades de atendimento. O beneficiário deve retornar ao portal de serviços para complementar ou receber o resultado da solicitação.

Pagamento
O pagamento pode ser feito em até 20 anos, com carência de 3 anos, com 17 prestações por ano, obtendo juros variando de 1% a 6% ao ano. Se optar pelo pagamento à vista, feito até 180 dias após a data de entrega do título, o beneficiário terá direito a desconto de 20% sobre o valor total.

 

Com informação MAPA