Indicador do etanol hidratado inicia fevereiro em queda

Dados do Cepea mostram que a última desvalorização desse biocombustível havia sido verificada na primeira dezena de outubro de 2025

10/02/2026 às 08:11 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

Na primeira semana de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado (estado de São Paulo) fechou a R$ 3,0496/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), com queda de 1,26% frente ao do período anterior. Dados do Cepea mostram que a última desvalorização desse biocombustível havia sido verificada na primeira dezena de outubro de 2025. Esse resultado está atrelado sobretudo à baixa liquidez no mercado spot do estado paulista. Pesquisadores do Cepea relatam que o volume total negociado do biocombustível até chegou a crescer na comparação com o período anterior, mas a maior parte dos fechamentos envolveu pequenas quantidades. Nem mesmo a proximidade do carnaval movimentou quantidades maiores. 

No front externo, as exportações brasileiras de etanol somaram apenas 43,3 milhões de litros, volume 74% menor que o de dezembro/25 e bem abaixo dos 179 milhões de litros escoados há um ano, conforme apontam dados da Secex. Trata-se, também, do menor volume desde fevereiro/25, quando os embarques somaram pouco mais de 39 milhões de litros. 

Fonte: Cepea