Lançamento: Manual traz orientações sobre avicultura orgânica
Conteúdo informa o que é proibido, obrigatório e recomendado na produção de aves
O Manual de Avicultura Orgânica será lançado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), nesta quinta-feira (18). A publicação tem como objetivo orientar técnicos, produtores, criadores, estudantes, professores e profissionais interessados sobre as normas de criação de aves em sistema orgânico de produção.
O conteúdo informa o que é proibido, obrigatório e recomendado na produção de aves orgânicas, tendo em vista a atualização da legislação de produção orgânica brasileira, pela publicação da Portaria 52/2021.
Aos criadores que atuam no sistema orgânico de produção ou aqueles que pretendem converter ou iniciar nesse ramo, o manual de Avicultura Orgânica é organizado em temas como documentação, conversão, bem-estar animal, nutrição, ambiente da criação e sanidade.
O manual faz parte de uma série sobre produção animal orgânica, sistema de produção que vem crescendo no Brasil e no mundo e é carente de informações técnicas específicas. O manual foi montado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e o IBEM (Instituto do Bem-Estar), em parceria com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Eventos
A divulgação do manual ocorrerá em diversos eventos com a participação de técnicos, estudantes e produtores.
No dia 23 de agosto, no Instituto Federal de Brasília (IFB). Nos dias 25 e 26, São Paulo terá palestras de apresentação do Manual na sede da Fundação Mokiti Okada e na sede do Projeto Natureza Conecta. Já no dia 29, será realizado um evento na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
Com informações e foto do Mapa