Mais de 180 mil processos do Cadastro Ambiental Rural foram analisados em 2021
Volume avaliado equivale a 34% do total analisado desde 2014
A implantação do Código Florestal Brasileiro, que depende da análise de dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), avançou exponencialmente neste ano, em relação a períodos anteriores. Desde julho de 2021, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em conjunto com os estados analisaram mais de 180 mil processos.
Desde 2014 (quando o CAR foi lançado) até 2021, 528 mil processos foram avaliados, ou seja, durante os seis meses deste ano foram avaliados o equivalente a 34% da quantidade total. A ferramenta AnalisaCAR, que verifica os dados de forma automatizada, através de mapeamentos georreferenciados, permitiu o avanço do resultado.
Entre as unidades federativas que implementaram o AnalisaCAR estão o Paraná, Distrito Federal, São Paulo, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amapá.
De outubro a dezembro, mais de 342 mil cadastros de imóveis com até quatro módulos fiscais foram avaliados em São Paulo, 87% do total de cadastros inscritos no Sistema do CAR local (SICAR-SP).
Por meio da análise, os produtores rurais com déficit de vegetação podem regularizar os imóveis e aqueles com excedentes de vegetação podem acessar os benefícios de conservação ambiental.
Com informações do Mapa.