Mapa divulga lista com 83 pragas de maior risco fitossanitário
Avaliação e ranqueamento foram feitos com base em critérios e respectivos pesos e indicadores
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) divulgou nesta terça-feira (26) uma lista com 83 pragas de maior risco fitossanitário para o Brasil, a partir de um modelo de sistematização e hierarquização coordenado pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária.
A pesquisa, obtida através do método Analytic Hierarchy Process (AHP), foi realizada junto ao Comitê Gestor do Portfólio de Sanidade Vegetal da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A listagem busca subsidiar a priorização das análises das demandas de registro de produtos e tecnologias de controle de pragas, bem como identificar os temas fitossanitários prioritários com vistas ao direcionamento dos esforços institucionais de regulação e pesquisa, no âmbito federal.
As avaliações e o ranking levaram em consideração critérios e respectivos pesos e indicadores. Após a análise estatística, as pragas foram dividas em três categorias de risco: muito alto, alto e médio.
Confira a lista aqui.
Com informações do Mapa
Foto de capa: Clenio Araujo/Embrapa