Massa de ar frio avança e reduz as temperaturas no Brasil

Chance de geada continua nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

29/07/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta terça-feira (29), a massa de ar frio que se formou na retaguarda da frente fria já começa a derrubar as temperaturas em várias regiões do país. As menores marcas devem ser registradas nos estados do Sul, na metade sul de Mato Grosso do Sul e também em São Paulo. Áreas do sul e oeste de Mato Grosso, além de Rondônia, também sentirão os efeitos do ar mais frio, o que ajuda a diminuir um pouco o calor nesses locais. Há, inclusive, chance de geada na região da Campanha Gaúcha e em áreas de planalto entre Santa Catarina e o Paraná.

A frente fria, por sua vez, já atua sobre a região Sudeste e provoca pancadas de chuva entre o leste e norte de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e o litoral do Espírito Santo. A chuva ocorre de forma isolada, mas pode ter intensidade moderada em alguns pontos. No entanto, ao longo do dia, essas instabilidades tendem a perder força e o tempo firme volta a predominar.

No leste e nordeste do Rio Grande do Sul, o transporte de umidade do oceano para o continente ainda favorece a ocorrência de chuva isolada durante a manhã. Já em Goiás e na região do Matopiba, o predomínio será de sol entre poucas nuvens, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar — condição que favorece a reta final da colheita do milho segunda safra no Tocantins, Piauí e Maranhão.

No Norte do país, há previsão de pancadas isoladas sobre o Amazonas, Acre e Rondônia. No Amapá, o tempo segue firme na maior parte do estado, com chance de chuva apenas no extremo norte, o que contribui para a continuidade da colheita da soja, que ainda está em andamento na região.

Fonte: Climatempo