Massa de ar frio intensifica instabilidades no Sul e Centro-Oeste. Confira a previsão

Tempo fica firme em todo o interior do Nordeste

30/10/2022 às 04:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA
Siga-nos no Google News

Uma massa de ar frio intensifica as instabilidades em Mato Grosso do Sul neste domingo (30), além de ocasionar um fluxo intenso de umidade. Pancadas de chuva atingem a região central sul-mato-grossense desde a madrugada, e ganham mais força ao longo do dia. Já em Mato Grosso e em Goiás, os acumulados se concentram entre a tarde e à noite. A chuva deve ser mais intensa no sul goiano, com probabilidade de temporais e queda de granizo. No fim do dia, mais instabilidades chegam ao sul de Mato Grosso do Sul, causando chuva forte e frequente, acompanhada de temporais e ventanias. 

O clima fica instável no Sudeste, com chuva no período da tarde em São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Já em Minas Gerais, a formação de nuvens carregadas ocorre no fim da tarde. A meteorologia alerta para queda isolada de granizo, temporais e acumulados intensos na região, principalmente em Juiz de Fora, Campos dos Goytacazes e Presidente Prudente. 

Uma massa de ar frio intensa atinge o Sul do país. A chuva cai no Rio Grande do Sul desde o período da manhã e avança rapidamente para as demais áreas. Nuvens de tempestade se formam sobre o noroeste gaúcho e em Santa Catarina, com grande possibilidade de queda de granizo e descargas elétricas. No Paraná, a chuva sofre picos de intensidade ao decorrer do dia, com tempestades no fim da tarde nos municípios que fazem fronteira com o estado catarinense. Rajadas de ventos de até 70 km/h avançam sobre a Campanha Gaúcha e no litoral gaúcho.  

O tempo fica firme em todo o interior do Nordeste, mas nuvens carregadas se formam sobre o litoral da costa leste e na metade sul da Bahia. As pancadas devem ser isoladas e fracas. 

As instabilidades predominam em toda a região Norte. As pancadas de chuva são mais frequentes no período da tarde e a noite, com alerta para trovoadas e queda isolada de granizo. 

Com informações da Climatempo 

Foto capa: Pixabay 

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.