Mês de outubro pode marcar retorno da chuva ao Brasil Central
Precipitações devem contribuir com a semeadura da soja
Nesta quarta-feira (1º), a instabilidade segue presente no Sul. No Rio Grande do Sul, os ventos marítimos provocam pancadas fracas e isoladas em várias regiões. Em Santa Catarina e Paraná, a chuva é mais intensa, especialmente no leste durante a tarde, enquanto o norte paranaense segue firme, quente e seco.
No Sudeste, o tempo é predominantemente seco e quente. Apenas o litoral paulista e capixaba têm chance de chuva isolada. No interior de São Paulo e em Minas, as temperaturas podem passar dos 35 °C e chegar a 38 °C, com baixa umidade do ar.
No Centro-Oeste, a umidade mantém pancadas localizadas e fortes em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, Distrito Federal e parte de Mato Grosso, o tempo segue aberto, com calor e umidade em níveis críticos ou de emergência.
No Nordeste, os ventos marítimos levam chuva para a faixa leste, da Bahia ao Rio Grande do Norte, com destaque para acumulados mais elevados em Recife, Alagoas, Agreste pernambucano, litoral da Paraíba e do RN. No interior, predomina o tempo quente e seco, com risco de queimadas.
No Norte, pancadas isoladas atingem Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e oeste do Pará, algumas fortes. Já Amapá e Tocantins seguem com sol, calor e tempo firme.
Fonte: Climatempo



