Ministério da Agricultura e estados debatem apoio aos produtores prejudicados pela seca
Produtores afetados pela estiagem são da região Sul e Mato Grosso do Sul
Agronegócio
Secretários de Agricultura dos estados da região Sul e de Mato Grosso do Sul reuniram-se ontem (03), para tratar sobre a estiagem que tem atingido essas regiões com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, e o secretário de Política Agrícola (SPA), Guilherme Bastos.
Os secretários estaduais relataram as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais em razão da seca. Diante do cenário, o Mapa avalia a possibilidade de intermediar com as instituições financeiras a prorrogação do pagamento das dívidas dos produtores desses estados, além do estudo de apoio de crédito adicional aos produtores dos municípios em que o estado de emergência foi decretado pelo Governo Federal.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está fazendo levantamento sobre a intensidade e amplitude do impacto na produção agrícola, dimensionando os níveis de perdas.
Estão agendadas também reuniões virtuais da SPA com diversos órgãos e entidades representativas do agronegócio do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os demais estados afetados também entrarão em programações futuras.
A cobertura de seguro rural disponibilizada pelo Mapa em 2021 foi recorde. O ministério aplicou R$ 1,181 bilhão. Desde 2018, o investimento e a área segurada no país triplicaram.
Informações por Mapa
Foto de capa: Pexels