Ministro Carlos Fávaro assume presidência da JIA

Posse ocorreu nesta terça feira (4) na Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025

04/11/2025 às 11:28 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assumiu a presidência da Junta Interamericana de Agricultura (JIA). A posse ocorreu nesta terça-feira (4) durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025.

“É com orgulho e esperança que o Brasil sedia, mais uma vez, a Junta Interamericana de Agricultura. É uma honra contribuir para que seja escrito mais um capítulo na história desse instituto, do qual o Brasil faz parte desde 1964. Hoje, reunidos aqui, celebramos não apenas uma agenda institucional, mas reafirmamos nosso compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e o bem-estar das populações rurais do nosso continente”, destacou o ministro Fávaro durante a posse.

Fávaro assumiu a presidência da JIA, sucedendo o então ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Luis Alfredo Fratti Silveira, a quem fez questão de agradecer a sucessão.

A Conferência este ano tem como tema central 'Uma nova narrativa para a agricultura e os sistemas agroalimentares das Américas', com o objetivo de se construir de maneira conjunta uma estratégia que reforce o posicionamento do continente como ator-chave não só para a segurança alimentar, mas também para a conservação ambiental e a segurança energética do mundo. O evento é realizado entre o Governo do Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

“Estamos aqui reunidos também para celebrar e coroar as conquistas do IICA. Um dos pilares fundamentais para a modernização e o fortalecimento do setor agropecuário nas Américas. Trata-se de uma instituição mais antiga que a própria Organização das Nações Unidas, nascida a partir do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas, e que desde 1942 tem nos ajudado a enfrentar desafios globais e a garantir que a agricultura continue sendo um motor de desenvolvimento social e econômico”, evidenciou o ministro Carlos Fávaro durante a condução da plenária da 23ª Reunião Ordinária nesta manhã.

O diretor geral do IICA, Manuel Otero afirmou que a Conferência está iniciando um momento de consolidação de uma nova narrativa para a agricultura. “Uma narrativa que fale de modernidade, sustentabilidade, inovação digital e biológica, responsabilidade e compromisso social. Que construa pontes efetivas entre os setores rural e urbano, e que esteja indissoluvelmente ligada a uma nova geração de políticas públicas e de líderes, que reafirme o papel estratégico da agricultura e da ruralidade em qualquer estratégia de desenvolvimento sustentável”, disse Otero.

O EVENTO

Entre os dias 4 e 5 de novembro, a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025 será realizada no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), e contará com palestras de convidados especiais, além da realização de fóruns com especialistas em agropecuária e a participação de representantes do setor privado e de organizações ligadas ao agronegócio.

O evento reúne ministros, altas autoridades setoriais, peritos e produtores para construir uma visão comum sobre o futuro da agricultura e dos sistemas agroalimentares.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque como a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; o cientista e líder da iniciativa Solos Vivos nas Américas, e uma das maiores autoridades em ciências do solo no mundo, Rattan Lal; o ex-ministro da Agricultura e Enviado Especial para a Agricultura na COP30, Roberto Rodrigues; entre outros.

Durante a conferência, será realizada a eleição do novo diretor-geral do IICA para o mandato 2026-2030, que tomará posse em janeiro do próximo ano.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária