Pancadas de chuva atingem o Nordeste nesta terça-feira
Massa de ar seco chega no Sul e Sudeste do país
Pancadas de chuva são esperadas no Nordeste nesta terça-feira (7). Elas ocorrem devido a combinação de calor e umidade, ainda gerada pela frente fria na costa da Bahia, a condição é de precipitações bem rápidas, mal distribuídas e sem acumulados expressivos em todos os estados.
Ainda chove sobre toda a região Centro-Oeste devido a combinação entre calor e umidade gerada por instabilidades no interior do continente. Na maior parte do estado sul-mato-grossense, a condição é de tempo seco e ensolarado.
O quadro da região Norte não muda muito, pancadas rápidas de chuva são esperadas devido a atuação de instabilidades tropicais, os volumes significativos ficam concentrados entre o leste do Amazonas e oeste do Pará.
No Sul do Brasil a situação é outra, tempo firme em quase toda região, ou seja, mais um dia de trégua e tempo estável por conta da presença da massa de ar seco capaz de inibir por conta da chegada de novas instabilidades geradoras de chuva.
A expectativa é de um dia de céu claro, ensolarado e com temperaturas mais elevadas. Por outro lado, a aproximação de uma nova frente fria pode provocar pancadas de chuva à noite em áreas mais próximas à fronteira com o Uruguai.
O Sudeste também é afetado pela massa de ar seco, que avança causando tempo firme na maior parte da região, isso mantém a condição de céu claro e ensolarado ao longo do dia. No norte do Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, ainda pode chover em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria.
Confira mais detalhes no Agroclima:
Com informações da X Weather Meteorologia
Foto: Freepik