Pandemia reduz consumo de carne bovina e dá espaço às opções mais baratas
Baixo poder de compra dos brasileiros elevou a procura por carne suína

Dados do consumo per capita de carne bovina, disponibilizados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) através do levantamento das principais proteínas consumidas pela população brasileira, indicam que a carne bovina tem perdido espaço na mesa dos consumidores. Nos últimos anos houve perda mais acentuada, com consumo abaixo de 30 kg por pessoa.
Segundo o estudo, este cenário foi influenciado pela pandemia, que afetou a economia brasileira, e a saúde financeira da população que passou a buscar proteínas alternativas mais baratas.
A Conab estima que o consumo per capita de carne bovina deve atingir 25,6 kg em 2022. O volume representa uma retração anual de quase 8% ou 14 kg a menos que o consumido em 2005. Por enquanto é previsto uma pequena recuperação para o próximo ano.
Carne suína
Ainda de acordo com o levantamento realizado pela Conab, a carne suína tem aparecido cada vez mais no prato dos brasileiros. No início do século, por exemplo, o consumo atingiu quase 14 kg por pessoa, e, depois de mostrar retrocesso por alguns anos, começou a se recuperar anualmente e tem atingido volumes cada vez maiores.
No ano passado, o consumo per capita alcançou 16,9 kg e, segundo a Conab, deve aumentar para 17,6 kg neste ano, um incremento anual de 4,1%. As primeiras estimativas levantadas para 2023 também indicam a possibilidade de se atingir volume acima dos 18 kg, que corresponde a um novo crescimento de 3,4%.
Com informações da Conab
Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar