Pastagem: janela de plantio encerra em fevereiro
Condições apontam condições pluviométricas suficientes para o período
A janela para o plantio de pastagem está aberta, mas deve encerrar em fevereiro. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as tendências climáticas para o primeiro trimestre do ano, apontam para condições pluviométricas suficientes para o plantio e estabelecimento adequado.
De acordo com o zootecnista da Embrapa, Haroldo Pires de Queiroz, os pastos precisam de 60 dias de chuva, em torno de 200 ml para se estabelecer, e as segundo o boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até 15 de fevereiro o produtor poderá plantar pastagens e aproveitar a janela.
O pasto plantado neste período é estratégico no outono-inverno, pois em seus primeiros seis meses são de alta qualidade, e bom para o momento de seca, ou seja, é uma pastagem de entressafra.
Essa pastagem também é indicada para os agricultores que integram soja e pastagem, e aqueles que semeiam milho em sucessão à soja. O analista afirma que com o pasto safrinha, o gado pode ganhar na seca, cerca de 700 gramas por dia, sem a necessidade de suplementação.
Para a obtenção de um pasto de qualidade, são necessários fatores ambientais como água, luminosidade e temperatura. Além disso, o plantio de sementes boas, o preparo do solo, a escolha da semente e do animal também são essenciais.
Com informações da Embrapa.
Foto por Rodrigo Alva/Embrapa.