Plantio de soja avança para 58,6% e de milho alcança 59,2% na Argentina

A soja de segunda safra registra 25% da área plantada. O plantio de milho cobre 59,2% da área nacional. A oferta hídrica permanece favorável, com 82% das lavouras em condição adequada ou ótima e níveis mínimos de estresse hídrico

12/12/2025 às 09:00 atualizado por Leandro Silveira - Estadão
Siga-nos no Google News

O plantio de soja da safra 2025/26 na Argentina alcançava 58,6% da área projetada de 17,6 milhões de hectares na semana passada, informou ontem (11) a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

Na semana, o avanço foi de 14 pontos porcentuais. A bolsa destacou que o ritmo de trabalho melhora à medida que diminuem os excessos hídricos no Norte de La Pampa e Oeste de Buenos Aires, embora a falta de piso ainda limite o progresso no centro de Buenos Aires. Segundo o boletim, 97% das lavouras implantadas apresentam condição normal/boa e 91% têm condição hídrica adequada/ótima.

A soja de segunda safra registra 25% da área plantada. O plantio de milho cobre 59,2% da área nacional. A oferta hídrica permanece favorável, com 82% das lavouras em condição adequada ou ótima e níveis mínimos de estresse hídrico. Do total já implantado, 88% das lavouras apresentam condição entre boa e excelente. A bolsa observou que, apesar de persistirem pontos com excesso de umidade, os volumes recentes garantem boa emergência dos lotes tardios e beneficiam as lavouras mais adiantadas do plantio precoce.

Quanto ao trigo, a colheita avançou 14,9 pontos porcentuais na semana e atingiu 60,2% da área apta. Os rendimentos seguem positivos nas regiões em colheita, elevando o rendimento médio nacional para 4,14 toneladas por hectare. A projeção de produção do cereal foi mantida em 25,5 milhões de toneladas, segundo a Bolsa.