Plantio de soja está avançado na Região Sul de MS
O município mais avançado no plantio é Laguna Carapã, com 70% da área plantada
Dados do projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, mostram que a semeadura da soja na safra 2024/2025, na data de 18 de outubro, atingiu aproximadamente 32% da área estimada.
A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 39,7%, enquanto a região centro está com 20,7% e a região norte com 17,2% de média. A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA-MS, é de aproximadamente 1,4 milhão hectares.
Os municípios mais avançados no plantio são: Laguna Carapã, com 70% da área plantada, seguido por Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira e Coronel Sapucaia, com 65% da área estimada.
A expectativa nesta safra é de que a área semeada seja 6,8% maior que o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare. Gerando a expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas. A perspectiva é baseada na média dos últimos 5 anos.
Com base nos registros dos últimos cinco anos, espera-se que a maior parte da safra seja semeada entre os meses de outubro e novembro. Historicamente, uma janela de plantio concentrou-se entre os dias 18 de outubro e 8 de novembro, período durante o qual aproximadamente 70% da semeadura foi realizada. A presença do fenômeno La Niña torna o volume de chuva incerto na região Centro-Oeste do Brasil.
O Mato Grosso do Sul está sob influência de um La Niña de intensidade fraca a moderada, onde o clima pode ser afetado por outros fenômenos, como frentes atmosféricas e ciclones tropicais.
Informações: Aprosoja MS