Portos do PR movimentaram em 2020 volume recorde puxado por produtos agropecuários
Foram embarcados nos portos do Paraná no ano passado 57.33 milhões de toneladas
Exportações
Os portos paranaenses movimentaram 57.33 milhões de toneladas em 2020, volume que consolida uma nova marca histórica. Os dados divulgados na última quarta-feira (6), pela empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina, mostram uma alta de 8% em relação ao recorde anterior, registrado em 2019 (com 53.20 milhões toneladas). O balanço confirma 2020 como o melhor ano das exportações paranaenses.
Segundo Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, a marca histórica foi resultado do bom momento do agronegócio brasileiro. “O cenário foi muito bom e se mantém promissor para 2021. Apesar do plantio tardio da soja, nossa programação mostra que teremos movimento intenso já no primeiro trimestre”, adianta.
“O preço deve continuar atrativo e a demanda mundial por alimentos segue alta. Os portos se preparam para a retomada dos embarques de soja, que ficam mais fortes a partir de fevereiro. Além disso, produtos como açúcar, farelo, frango congelado e outras carnes, devem manter o ritmo de exportações”, completa Garcia.
Informações por Portos do Paraná/ Foto de capa por Ivan Bueno