Prazo para tirar 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta
Cidadão não pode ter débitos pendentes com a Justiça Eleitoral
O cidadão que teve o título eleitoral extraviado ou perdido tem até esta quinta-feira (22) para solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral da região onde é cadastrado.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o eleitor não pode ter débitos pendentes com a Justiça Eleitoral, como multas por ausência às votações anteriores ou aos trabalhos eleitorais, ou em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral.
Neste ano, o brasileiro com situação regular pode imprimir o título por meio da ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE.
Documentos
O título eleitoral não é o único documento oficial que dá direito à participação nas eleições. O cidadão pode se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como carteira de identidade, trabalho, motorista ou de passaporte.
e-Título
O eleitor também tem a opção de apresentar a versão digital do título eleitoral, o e-Título, ferramenta que pode ser baixada gratuitamente em smartphones Android e iOS. O título digital oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, acesso e expedição da guia para o pagamento de multas, consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário.
Com informações da Agência Brasil
Foto capa: Ascom TSE
Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.*