Preços do melão estão menores neste ano na safra do Vale do São Francisco

Ao menos, custo de produção também se reduziu, favorecendo a rentabilidade

22/05/2025 às 11:07 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

Em abril, a safra de melão do Vale do São Francisco (BA/PE) se iniciou. Assim, a colheita aumentou - e está crescendo gradualmente -, devendo se encerrar em julho. Segundo produtores consultados pelo Hortifrúti/Cepea, o volume ofertado neste ano está um pouco maior, provavelmente devido aos maiores investimentos em plantio e boa produtividade. Assim, os preços caíram de forma significativa na parcial da safra. De abril a maio (até 16/05), os preços médios do amarelo a granel foram de R$ 1,36/kg, queda de 53% frente ao mesmo período do ano passado.

Além da maior oferta local, recentemente, tem-se observado também um incremento da colheita no Rio Grande do Norte/Ceará e, mesmo que seja destinado para a exportação majoritariamente, fica um pouco no mercado interno. Vale ressaltar que o RN/CE está em entressafra, mas a baixa oferta da Espanha estimulou o plantio até neste período.

Apesar dessa queda de preço poder limitar a rentabilidade do produtor, o aumento da produtividade e, consequentemente, a redução do custo unitário de produção, tem favorecido o retorno financeiro. Estima-se que o custo esteve por volta de R$ 0,84/kg entre abril e maio. A redução de chuvas no Vale pode ser um dos motivos, por diminuir o uso de fungicidas.

Fonte: Hfbrasil.org.br