Preços do tahiti seguem em alta
Cenário é resultado da baixa oferta da fruta
Mercado
Segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), as cotações da lima ácida tahiti continuam em alta em São Paulo. Isso de deve a baixa oferta, resultado das frutas nas árvores estarem fora do estado de maturação e de tamanho ideal para a colheita. A média parcial do produto teve alta de 24,7% em relação à semana passada, custando R$ 52,36/cx de 27 kg, colhida.
O volume de exportações segue em bom ritmo, com recordes em 2019, beneficiado, sobretudo, pela maior oferta nacional durante abril e maio. Entre janeiro e agosto deste ano, o total dos embarques de limões e limas foram de 83,1 mil toneladas, o que representa alta de 9,3% em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O total de receita foi de US$ 67,9 milhões, valor 2,8% menor no mesmo comparativo. Com a baixa oferta nacional durante este e o próximo mês, agentes do Cepea receiam que os embarques de tahiti sejam limitados pela possibilidade de aumento dos preços, o que diminui a competitividade da fruta no cenário externo.
Fonte: Cepea
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira