Preços dos produtos lácteos sobem 1,3% no mercado atacadista
Valores no mercado varejista registraram estabilidade em novembro
Pecuária
De acordo com informações da Scot Consultoria, em novembro, os preços dos lácteos cresceram no atacado, consequência da oferta ajustada de matéria-prima (leite fluido) no mercado interno, mas ficaram estáveis no varejo, diante da dificuldade de escoamento.
Considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, na comparação mensal ocorreu alta de 1,3%. Esta valorização foi puxada pelos preços do leite UHT e do leite em pó, assim como a manteiga.
O preço do leite longa vida (UHT) nas indústrias subiu 1,2% na quinzena e 5,1% no mês. Na comparação ano a ano, a cotação do produto subiu 22,9%, e dentre os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, o leite em pó desnatado apresentou o maior incremento, de 44% na mesma comparação.
No mercado varejista, considerando a média de todos os produtos pesquisados em São Paulo, na comparação mês a mês, houve estabilidade, porém, na segunda quinzena na comparação com a primeira quinzena do mês, houve aumento de 0,2%, em média.
O leite longa vida (UHT) apresentou aumento de 0,2% na quinzena e queda de 0,5% frente ao mês passado, acumulando uma valorização de 25,9% comparado com o mesmo período de 2019.
Os varejistas têm relatados dificuldades de vendas, em função da redução do auxílio emergencial e recentes altas nos preços dos lácteos. Dessa forma, existe pressão de baixa da ponta final da cadeia sobre os preços no atacadista.
Informações por Scot Consultoria