Presidente da Petrobras renuncia ao cargo sob pressão
José Mauro será substituído por interino até a nomeação de sucessor
O presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (20), de acordo com comunicado divulgado pela estatal. A saída dele acontece em meio a críticas do governo federal e da Câmara dos Deputados a reajustes de preços de combustíveis. A companhia deve ser administrada por um presidente interino, até nomeação do substituto de José Mauro pelo conselho de administração.
Desde a semana passada, deputados e o presidente Jair Bolsonaro defendem a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar da sequência de reajustes, margem de lucro da empresa e uma suposta tentativa de incentivar uma greve de caminhoneiros com objetivo de atingir politicamente o governo, além de comprometer o equilíbrio da economia.
Na sexta-feira (17), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou por meio de redes sociais que vai se reunir com líderes de partidos, nesta segunda-feira, para discutir a proposta de CPI.
A decisão de Lira ocorreu após a empresa anunciar um novo aumento na gasolina, de 5,2%, e no diesel, de 14,3%, e o presidente acusar a empresa de “tentar atrapalhar o crescimento do país”.
Na terça-feira (14), o Congresso Nacional aprovou a limitação de 17% para cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos Estados sobre preços de combustíveis, energia, transportes e comunicação.
Foto de capa: Agência Brasil