Presunto: mapa divulga novos requisitos de identidade e qualidade
Mudanças serão destinadas a empresas produtoras com SIF
A Portaria nº 430 sobre os novos Requisitos Técnicos de Identidade e Qualidade (RTIQ) do presunto cozido, presunto cozido superior, presunto cozido tenro e presunto cozido de aves, foi divulgado na quinta-feira (21) pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A portaria disponível para consulta pública por 60 dias, anula os anexos VI e VII da Instrução Normativa nº 20/2000.
A nova normativa estabelece o volume máximo de colágeno no produto final, proíbe a moagem da matéria-prima e aumenta a quantidade mínima de proteína de 14% para 16% para o presunto cozido, dentre outras modificações.
As alterações aplicáveis ao presunto cozido feito em empresas com SIF, buscam garantir a segurança e inocuidade, padronizar entendimentos, manter a identidade dos produtos e atender às atuais demandas do setor.
Os interessados podem encaminhar sugestões pelo Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/.
Com informações e foto de capa do Mapa.