Previsões para a segunda quinzena de abril indicam uma mudança no clima do Centro-Sul do Brasil
Esta seria a primeira mudança de clima mais significativa em alguns estados depois de um começo de outono quente em muitas regiões do país
Uma massa de ar frio de origem polar deve chegar ao país a partir do dia 10 de abril, intensificando-se no dia 13 e se espalhando por toda a região entre os dias 15 e 20 deste mês.
Segundo informações do Climatempo, há previsão de frio, porém não se espera que seja extremo. Este fenômeno representa a primeira ocorrência de uma massa de ar frio ganhando força de forma abrangente, o que resultará em uma queda considerável de temperatura em diversos estados.
O ar frio começa a entrar pelo sul do continente a partir da terça-feira, 9 de abril, chega no Rio Grande do Sul no dia 10, com uma atuação mais restrita ainda, já que a área de alta pressão se desloca para o oceano rapidamente.
A partir do dia 13, esse ar frio que avançou ganha um reforço no sul do continente e a alta pressão volta a se aprofundar com a ajuda de um ciclone extratropical que deve se formar sobre algum ponto da região Sul do país.
Na segunda (15/4) e na terça-feira (16/4) que este ar frio e seco de origem polar vai se espalhar para os demais estados do centro-sul do Brasil.
Além da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte do sul de Minas terão queda de temperatura. Com isso, podemos ter temperaturas mínimas baixas, até pelo menos o dia 20.
Alguns fenômenos pontuais de geadas podem ser observados durante este período em regiões de serra e lugares mais altos de Santa Catarina. Também podem ocorrer em áreas elevadas do estado do Rio Grande do Sul.
Informações: Climatempo