Produção de sorgo cresce no Brasil como alternativa mais segura na produção de grãos
Na safra 2021/2022, a área de cultivo chega 1,1 milhão de hectares plantados
O Brasil é o oitavo maior produtor global de sorgo e o cultivo está ganhando força na produção de grãos no país. De acordo com os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), na safra 2021/2022, a área de cultivo foi ampliada em 22,6%, o que corresponde a 1,1 milhão de hectares plantados, com crescimento de produção de 40,3%, chegando a 2,9 milhões de toneladas.
A expansão da cultura pode ser associada devido sua capacidade de adaptação climática, visto que o sorgo se adapta naturalmente a condições ambientais adversas. A planta suporta períodos de seca, paralisando seu crescimento e volta a crescer quando a chuva retorna, suportando até 20 dias nessas condições.
Em termos mercadológicos, o cereal tem sido uma boa opção para a produção de grãos nas situações em que a falta de água oferece maiores riscos para outras culturas, como o milho e a soja. Com preço competitivo para a agroindústria de rações que cada vez mais, procura alternativas para compor suas rações com qualidade e baixo custo.
Com as informações e Foto de Capa da Embrapa
Com a supervisão Elaine Silva, jornalista*