Produção sustentável de soja é tema de palestra em universidade
Empresário Ricardo Tatesuzi de Sousa apresentou a agricultura brasileira a alunos de vários continentes
A sustentabilidade da agricultura brasileira e a produção de soja não-convencional no País foram defendidas, na França, pelo empresário Ricardo Tatesuzi de Sousa, convidado pelo , organizada pelo professor José Luiz Tejon para representar o Instituto Soja Livre (ISL) em aula de mestrado da Audencia Business School, em Nantes.
“A aula foi sobre sustentabilidade, programas de manejo integrado de produção, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), soja livre e inovação e agricultura. Durante a apresentação do Instituto Soja Livre, os alunos se interessaram e perguntaram sobre mercado e agregação de valor, sobre a produção em si e o desmatamento no Brasil”, explicou Ricardo Sousa.
Tejon considerou a conversa com estudantes de todos os continentes um sucesso com ampla participação do público. “Os pontos marcantes foram mostrar que o Brasil tem condições de segmentar e atender exigências específicas e seguras de soja não-GMO, pois a produção está em 5 milhões de hectares e tem mercado para crescer”, afirmou.
Os alunos me perguntaram ‘por que só ouvimos notícias de desmatamento do Brasil e outras coisas ruins? Nunca ouvimos algo como hoje’ - revelou Tejon. "Respondi: ‘temos problemas, sim, mas não são os agricultores que fazem, são os que não fazem!”
Foto de capa: Divulgação