Programa Duas Safras é lançado oficialmente no RS
Farsul projeta crescimento de 40% na produção de grãos a partir deste ano
A Farsul (Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul) lançou, nesta quarta-feira (20), o programa Duas Safras – a meta é ampliar em 40% a produção agropecuária gaúcha, o que significaria um impacto no PIB do Estado em torno de 7%, aproximadamente R$ 31,9 bilhões.
Atualmente a produção da safra de Inverno gaúcha representa apenas 9% do tamanho do da de verão. Enquanto isso, a pecuária gaúcha vem apresentando desempenho inferior em relação à média brasileira.
Entre 1990 e 2019, o rebanho bovino teve queda de 0,5% ao ano, enquanto o país cresceu 1,3% ao ano. Os abates aumentaram 0,9% a.a. frente ao país que teve 3,1%a.a. Para se ter uma ideia, Rondônia teve aumento médio de 7,6% do rebanho e 14,1% nos abates no mesmo período.
No caso dos suínos, o Rio Grande do Sul viu seu rebanho crescer, em média, 1,4% ao ano, enquanto o Paraná registra alta de 2,3% e Santa Catarina, 2,9%. Em relação aos abates, o aumento foi de 5,4% em média no território gaúcho, 3,7% em Santa Catarina e 6% no Paraná.
Nas aves, o rebanho do Rio Grande do Sul aumentou 2,36% - muito abaixo de Goiás (6,8%) e do Mato Grosso (7,5%), favorecidos pelo aumento da oferta de milho. O Rio Grande do Sul aumentou seus números em apenas 2,9% - um quarto do registrado em Goiás.
Os dados são da Farsul e do Ministério da Agricultura.
Foto de capa: Divulgação/Mapa