Programa auxilia no intervalo de geração
Em 2013 o programa é reformulado passando a ser administrado pelo Programa Geneplus
ATJ-PLUS
Além de contribuir para a redução do intervalo de geração, devido ao maior uso de touros jovens, o ATJ PLUS, tem ampliado a oferta de novas opções de touros aos criadores.
A sigla ATJ PLUS significa, avaliação de touros jovens do Programa Geneplus, o projeto surgiu na década 92 com a Embrapa Gado de Corte, com o objetivo de diminuir intervalo de geração das raças zebuínas e nelore, visando alavancar o melhoramento genético.
De 1992 a 2007 o projeto foi tocado pela Embrapa e centrais de inseminação. Em 2013 o programa é reformulado passando a ser administrado pelo Programa Geneplus. E como ingressar no ATJPLUS? Existem duas formas, a primeira é por indicação do técnico responsável pelo acompanhamento da propriedade. A segunda opção é pela prova de avaliação de desempenho na Embrapa Gado de Corte, que mede a eficiência alimentar de cada touro.
Ao longo do tempo o ATJ, possibilitou a ampliação da oferta de novas opções de touros aos criadores, o que trouxe significativos ganhos em variabilidade genética.