Projeto de Lei que incentiva a produção de café de qualidade é aprovado no Senado
Melhorar a qualidade do café é o principal foco do PL 1713/15
cafeicultura
Foi aprovado hoje (13) no Senado Federal, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/2017, que tem origem no PL 1713/15, defendido pelo Deputado Federal Evair de Melo (PP/ES), instituindo assim a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade.
Estão incluídos na proposta instrumentos fundamentais, como assistência técnica, extensão rural, crédito agrícola, cooperativismo, instituição de conselhos, apoio aos comércios interior e exterior, parcerias com entidades público-privadas, entre outros, para o aumentar a qualidade do café brasileiro. O texto ainda vai retornar à Câmara dos Deputados para análise.
Um dos pioneiros na defesa do café e melhoria da qualidade do grão, o vice-presidente da Frente Parlamentar do Café, o deputado federal Evair de Melo, comemorou a aprovação do Projeto em meio a um cenário desfavorável aos produtores. "A aprovação da matéria representa um marco na cafeicultura brasileira, que auxiliará na criação de políticas, na aquisição de recursos e na sistematização de agenda que impulsionará o café especial no mercado internacional, uma vez que o Brasil é o maior fornecedor mundial destes cafés.", publicou em suas redes sociais.