Protagonismo feminino marca avanços na agricultura e na política global
Da cientista brasileira premiada ao novo governo japonês, a presença feminina se consolida e o Brasil ganha destaque nas pautas globais de sustentabilidade e comércio
A presença feminina tem ganhado cada vez mais espaço em diferentes áreas do poder e da produção. Na política, a representatividade das mulheres cresce em vários países e inspira novas lideranças. No Japão, a nomeação da primeira-ministra mulher marca um momento histórico e simbólico para a nação.
No campo científico, o destaque é brasileiro. A pesquisadora Mariangela Hungria recebeu o Prêmio Mundial da Alimentação, considerado o Nobel da agricultura. Além disso, a próxima COP-30, que será realizada em Belém, deve ampliar o protagonismo do Brasil na agenda ambiental. E no comércio exterior, o Ministério da Agricultura e Pecuária tem expandido os mercados para produtos brasileiros. Segundo Angela Peres, diretora de promoção comercial e investimento do Mapa, a abertura de novos destinos e o fortalecimento das parcerias internacionais têm garantido mais competitividade ao agro nacional. Acompanhe as falas.



