Quarta-feira terá chuva volumosa e risco de temporais na faixa oeste do Brasil
Tempo seco deve predominar em grande parte de São Paulo
Nesta quarta-feira (5), chuva volumosa deve cair na faixa oeste do Brasil, que vai desde Mato Grosso do Sul até o Acre, com risco de temporais. Isso deve acontecer devido ao avanço de uma frente fria continental e ao corredor de umidade que transportará ar quente e umido da Amazônia até o Sul do Brasil.
A região Norte também tem potencial para chuva volumosa devido a ação da ZCIT (Zona de convergência intertropical), que se estende desde o Amapá até o Rio Grande do Norte e pode chegar em um volume de até 50 milímetros. Esse cenário vai contribuir para manter o solo úmido em áreas de pastagem.
No Sul, uma frente fria avança e a chuva se espalham novamente pela maior parte da região, especialmente nas áres a oeste dos estados gaúcho, catarinense e paranaense. Os volumes não devem atrapalhar as atividades de lavoura nos próximos dias.
Hoje, o tempo seco permanece prodominante em boa parte de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul. Mas há previsão de chuva para os próximos dias no Centro-Oeste e Sudeste. Em Mato Grosso, por exemplo, o acumulado pode chegar aos 100 milímetros.
No interior nordestino e nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, há chance de chuvas isoladas e volumosas, beirando a casa de 80 milimetros.
Veja mais detalhes no Agroclima, com a jornalista Débora Oliveira:
Com informações da X Weather Meteorologia
*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista
Foto de capa: Marcelo Camargo/ Agência Brasil