Recuo de oferta eleva preço da lima tahiti em SP
Levantamento do Cepea também aponta valorização da laranja
Os preços da lima ácida tahiti subiram nesta semana, trazendo algum alento aos produtores, visto que a fruta esteve bastante desvalorizada ao longo de todo o primeiro semestre. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a oferta está diminuindo gradualmente neste mês e deve ser ainda menor em agosto, o que pode sustentar o movimento de alta das cotações.
Na parcial desta semana (de segunda a quinta-feira), a caixa de 27 kg da tahiti colhida é negociada à média de R$ 15,64, aumento de 14,9% em relação à anterior.
O centro de estudos destaca que a elevada oferta verificada no primeiro semestre é um comportamento típico da produção paulista, mas a disponibilidade tem crescido devido ao aumento recente na área plantada de lima ácida tahiti no estado de São Paulo.
Laranja
Para a laranja, os preços também subiram nesta semana. Colaboradores do Cepea indicam que, ainda que a demanda não tenha reagido, a oferta da fruta também está se reduzindo. Este cenário era esperado diante do aquecimento do processamento industrial e da consequente maior absorção da fruta.
Assim, na parcial desta semana (de segunda a quinta-feira), a laranja pera tem média de R$ 34,65/cx de 40,8 kg, na árvore, alta de 1,7% em comparação com a semana anterior.
Com informações do Cepea
Foto de capa: Paulo Lanzetta/Embrapa