Retorno das chuvas no Centro-Oeste deve favorecer para semeadura da safra de verão
Ventos oceânicos e calor formam instabilidades na região beneficiando para os cultivos
Nesta sexta-feira (10) a umidade e o calor formam instabilidades em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, com pancadas à tarde e temporais isolados, especialmente no norte mato-grossense. Essa condição favorece para o plantio da soja e de outras culturas da safra de verão.
No Sudeste, a atuação de um cavado atmosférico deixam o tempo nublado e chuvoso em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Há risco de chuva forte e ventos no interior paulista e em áreas mineiras, o que pode atrasar as colheitas, mas também beneficia o solo e a florada do café.
Ja na região sulista do país, as instabilidades devem se intensificar à tarde com raios, trovoadas e risco de temporais, especialmente no norte do Paraná. Essas condições podem atrasar o plantio do milho e as operações em campo. Enquanto o Rio Grande do Sul tem tempo firme e temperaturas em elevação, favorecendo a retomada das colheitas.
No Nordeste, o destaque segue para o interior segue quente e seco e baixa umidade do ar que exige atenção à irrigação e a hidratação dos animais. Enquanto na região nortista, a chuva se espalha por Amazonas, Rondônia e Roraima com temporais localizados.



