Ruraltur MS expõe para o público produtos e atrativos turísticos na mostra “Isto é Mato Grosso do Sul”
Com ampla programação, evento também traz feira de negócios com produtos artesanais e de agroindústrias nos dias 21 e 22 de agosto, na Feira Central
Nos dias 21 e 22 de agosto, o Sebrae/MS realiza a Ruraltur MS – maior feira de turismo rural do Estado, na Feira Central em Campo Grande. O evento, com entrada gratuita, tem como um dos principais destaques a mostra “Isto é Mato Grosso do Sul”, com exposição de negócios turísticos, como pousadas e hotéis-fazenda, além de atrativos presentes em todas as regiões do Estado.
Com o intuito de apresentar ao público opções de destinos que podem ser um refúgio fora da cidade para momentos de descanso e conexão com a natureza, a mostra traz tendências como o turismo por proximidade no ambiente rural. Um exemplo é o Rancho Verde Ecoturismo, localizado em Jaraguari, a 55 quilômetros de distância da capital sul-mato-grossense.
No espaço há mais de15 anos, os proprietários Claudia Matos e Jorge Carvalho perceberam no lugar uma oportunidade de negócio voltada aos amantes da natureza e, em 2024, decidiram abrir as porteiras do rancho para o ecoturismo. “Recebemos o convite do Sebrae para participar do projeto Transforma Turismo e aproveitamos a oportunidade de aprender, conhecer mais sobre o negócio e desfrutar de troca de informações e tendências para o turismo rural. Já tínhamos ouvido relatos de outros empreendedores que se apresentavam empolgados com as consultorias e, embarcamos no projeto que consideramos um ‘plus’ para o Rancho Verde”, conta Claudia Matos que irá participar da Ruraltur.
Também com foco no turismo rural, o Sítio Harmonia é outro espaço que estará presente na mostra. Próximo a Rochedinho, o local foi criado em 2015 com objetivo de se tornar um espaço para receber famílias que buscam um ambiente tranquilo em meio à natureza e que seja próximo da cidade. Para aperfeiçoar o negócio, o proprietário do sítio, Carlos Caetano, conta com o apoio do Sebrae desde 2019, participou do programa “Transforma Turismo”, e agora a empresa será uma das representantes do setor durante a Ruraltur.
“O Sebrae foi um ponto forte na reorganização, estruturação e alinhamento de todas as áreas de atuação do sítio, e representar o turismo no evento é dar pernas para um sonho de abrir as porteiras das propriedades e proporcionar a criação de momentos e memórias afetivas bem como resgatar memórias”, explica o empreendedor.
Entre os 130 expositores presentes durante os dois dias da Ruraltur MS, também estarão empresários que desenvolvem produtos relacionados ao turismo e à sustentabilidade, como artesanatos e produções agroindustriais. Os itens expostos traduzem as particularidades do Estado, refletindo a cultura local e as características dos biomas presentes – Cerrado e Pantanal.
Muitos desses produtos possuem o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que reconhece produções ou serviços de uma região que carregam atributos únicos do território onde são desenvolvidos. Um dos destaques é a Mel Dallasta que possui o IG “Mel do Pantanal”.
Criada em 2020 a partir de uma tradição familiar com mais de 40 anos de história na apicultura, a empresa atende a demanda crescente por um produto saudável e sustentável e será uma das expositoras na feira de negócios da Ruraltur. “A Mel Dallasta é a marca dos nossos produtos, e Dallasta é o sobrenome da família do meu esposo. Eles vieram do Sul do país, encontraram em MS uma diversidade imensa de biomas e um grande potencial apícola. A Mel Dallasta é uma empresa familiar, composta por pessoas que amam o que fazem, produzindo com amor e responsabilidade”, conta a empresária Mia Vieira, que administra o negócio ao lado do marido, Daniel Dallasta.
Foi o interesse pela tradição que também garantiu ao Frigorifico RRX o selo IG pela produção da “Linguiça de Maracaju”. Criado em 2021 no município, o frigorifico realiza o abate e comercialização da carne de bovinos e bubalinos, com a produção de desossas, desossados, carne com osso e miúdos, e processados.
“A parte de processados a gente iniciou pela história da cidade, porque o proprietário da empresa veio de fora para abrir o frigorifico em Maracaju. E aqui temos a famosa linguiça de Maracaju e nos interessamos pelo assunto. Além de gostarmos do produto, sabemos que ele tem uma história, então, resolvemos comercializá-lo. Nossa expectativa é alcançar todos os visitantes da Ruraltur, reformulamos nossa embalagem e queremos mostrar isso na exposição”, conclui o diretor empresarial do Frigorifico RRX, Eduardo dos Santos.
Ruraltur MS
Além da mostra “Isto é Mato Grosso do Sul” e da feira de produtos, a Ruraltur MS traz nos dois dias do evento uma ampla programação composta por experiências de turismo rural e de aventura, como parede de escalada, rapel e a tradicional Fazendinha, além da Cozinha Show, onde chefes convidados preparam receitas típicas ao vivo.
O público também poderá conhecer iniciativas inovadoras no campo no espaço Inova Agro, composto pela Smart Farm com a participação de startups, oficinas práticas da Rota Rural e o primeiro concurso de queijos artesanais do Estado. O cronograma ainda promove para os empreendedores oportunidades de conquistar novos mercados e parcerias, por meio de Sessões de Negócios e do “Capivara Tank”, que possibilita a apresentação das empresas para o público do evento.
Nos dois dias de Ruraltur MS, empreendedores e interessados em empreender também terão acesso ao atendimento especializado do Sebrae/MS e poderão conhecer as principais linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios por meio do Mutirão Acredita que irá reunir representantes de cinco instituições financeiras para esclarecer dúvidas e fornecer orientações. Estão confirmadas no evento as presenças de representantes do Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Sicredi e Cresol.
Por fim, a Ruraltur MS também será palco para a 6ª Mostra de Turismo de Campo Grande, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades). O evento promove um diálogo sobre o segmento com palestras que abordam temáticas como gestão, segurança e novas oportunidades para o setor.
Interessados em participar da Ruraltur MS podem se inscrever e obter mais informações sobre o evento por meio do site ruraltur.ms.sebrae.com.br.
Serviço:
Ruraltur MS 2025
Data: 21 e 22 de agosto de 2025
Horário: 15h às 22h
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de Julho, nº3351, Centro
Inscrições gratuitas: ruraltur.ms.sebrae.com.br
Fonte:Ruraltur MS