Sabino: Nosso grande diferencial competitivo no turismo são as ações de sustentabilidade

Em entrevista, ministro aborda impacto da COP30 no país, presidência brasileira na ONU Turismo e projetos de turismo sustentável

17/11/2025 às 14:27 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

Em participação especial no Bom Dia, Ministro direto de Belém (PA), sede da COP30,  Celso Sabino (Turismo) destacou nesta segunda-feira, 17 de novembro, a importância da COP30 para o fortalecimento do turismo na Amazônia e no país, com foco na promoção de experiências sustentáveis, na integração com comunidades tradicionais e na consolidação de novos produtos capazes de gerar renda e preservar o meio ambiente.

“Incluímos um dia do turismo específico para falar sobre turismo, sustentabilidade, turismo responsável e turismo solidário na Conferência do Clima. O Brasil está tendo a oportunidade e o privilégio de, pela primeira vez na história, presidir a Organização das Nações Unidas para o Turismo (ONU Turismo). Isso tem nos dado a possibilidade de protagonizar discussões sobre esse tema tão importante”, afirmou Sabino.

Nos dias 19 e 20 de novembro, o turismo terá destaque na COP30, com o lançamento de iniciativas estratégicas, como o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas, a série Pelos Rios da Amazônia e o Plano de Adaptação Climática do Turismo — um dos instrumentos centrais para fortalecer a resiliência do setor diante dos efeitos da mudança do clima. O ministro apresentou novidades do turismo na Amazônia, com cruzeiros, trilhas, guias e roteiros que têm impacto na economia e na geração de empregos.

“Criamos, no âmbito da ONU Turismo, um grupo específico que trabalha exclusivamente com o turismo sustentável e regenerativo e de que forma essa atividade econômica no mundo pode ajudar a manter as florestas tropicais vivas, o meio ambiente da forma como a gente conhece e gerar desenvolvimento e perspectivas de crescimento econômico para as pessoas que vivem nessas regiões”, explicou Sabino durante o Bom Dia, Ministro.

VANGUARDA – Serão dois dias para tratar de ecoturismo e turismo sustentável, resiliente, solidário e responsável. “Teremos a presença de ministros de turismo de toda parte do mundo, do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, do presidente, que é brasileiro e sou eu. A gente tem muita coisa boa para apresentar. Claro, ouvir também sugestões e críticas. E o que a gente tem de protagonismo nessa área coloca o Brasil na vanguarda, com um grande diferencial competitivo, que é exatamente as nossas ações na área da sustentabilidade”, completou o titular do Turismo.

POTENCIAL – Sabino apresentou ainda algumas ações para ampliar o potencial turístico da Amazônia. “O Governo do Brasil tem investido muito na promoção correta fora e dentro do país, inclusive agora estamos com uma grande campanha nacional para estimular os jovens do Sul e Sudeste a virem conhecer e visitar a Amazônia. Investimos na ampliação da aviação civil doméstica e internacional. Já ampliamos, inclusive, em 18% a oferta de passagens disponíveis dentro do nosso país. O Governo do Brasil está investindo na qualificação e formação profissional. Criamos as Escolas Nacionais do Turismo, investindo na formação dos trabalhadores para esse novo mercado”, listou Sabino.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social