Salvador tem 145mm de chuva em 24 horas; desabamentos foram registrados
Mudança de clima afasta estiagem, mas gera risco para culturas e a área urbana
A capital baiana, Salvador, teve a maior quantidade de chuva acumulada nas 24 horas encerrada às 6h de hoje, segundo acompanhamento feito pela empresa Climatempo. Foi a marca mais elevada entre cidades do Nordeste, nesta quinta-feira (21).
Hoje, Salvador amanheceu com forte chuva em alguns pontos da cidade, com alagamentos. No bairro da Pituba, zona Norte da capital, foram registrados 74,8 milímetros, segundo a Defesa Civil. No bairro do Rio Vermelho, um muro desabou em cima de dois carros. Ninguém se feriu.
Há, ainda, riscos de novos alagamentos e deslizamento de terra, segundo o órgão. A previsão é de que somente no domingo (24) o Sol volte a aparecer com mais intensidade.
As chuvas também causaram inundações em Valente, Central e Irecê, onde um reboque de um carro foi arrastado pela enxurrada. Em Camamu, Juazeiro e em Barreiras houve chuva forte, mas sem danos.
Imperatriz (MA) e São Sebastião do Tocantins (TO) acumularam 105mm de chuva, igualmente como resultado de uma alteração climática prevista desde o início da semana. A elevação da temperatura média da região, nos últimos 15 dias, para marcas acima de 37 graus, seria uma das causas do retorno das chuvas.
Veja outras marcas:
Salvador (BA) - 145mm
Imperatriz (MA) - 105mm
São Sebastião do Tocantins (TO) - 105mm
Esperantina (TO) - 90mm
Juazeiro (BA) - 85mm
Lagoa Grande (PE) - 80mm
Marabá (PA) - 80mm
Niquelândia (GO) 70mm
Fontes: Climatempo e Defesa Civil da Bahia
Foto de capa: Reprodução