Seca prolongada prejudica áreas de pastagens no Nordeste

Umidade do ar segue abaixo de 12% no interior da região

21/08/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

As instabilidades seguem ativas no centro-norte do Brasil nesta quinta-feira (21). No Nordeste, há previsão de chuva na faixa leste, especialmente em Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em Alagoas, inclusive, há risco de temporais. No entanto, o destaque vai para o interior da região, importante área de pecuária, onde a seca já se prolonga e não há expectativa de chuva no curto prazo.

No Norte, a chuva se concentra no centro-norte do Amazonas, em Roraima e no Amapá. Já em Acre, Rondônia, Tocantins e no sudeste do Pará, o tempo segue firme, mas a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%, chegando a níveis críticos, inferiores a 12%.

No Sul do Brasil, o cenário é de bastante instabilidade, com chuva forte no oeste do Rio Grande do Sul, Missões, oeste de Santa Catarina e oeste e sudoeste do Paraná, com risco de temporais. No centro-norte catarinense, sul e norte do Paraná, podem ocorrer pancadas isoladas, mas em boa parte da região o sol predomina.

No Centro-Oeste, as pancadas ficam restritas ao oeste de Mato Grosso e ao centro-sul de Mato Grosso do Sul, podendo ser fortes. Nas demais áreas, o tempo permanece firme, mas com umidade relativa do ar muito baixa.

Já no Sudeste, há chance de pancadas no centro-sul e leste de São Paulo. No interior paulista, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo continua seco, com umidade abaixo dos 30% e risco elevado de incêndios, cenário agravado pelo veranico e pelas temperaturas elevadas.

Fonte: Climatempo