Semana começa com chuva espalhada pelo Brasil

Há risco de temporais que podem prejudicar os trabalhos no campo

24/02/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

Começamos a semana com um padrão bem típico de verão, com calor e umidade favorecendo pancadas de chuva desde o norte do Paraná até Minas Gerais. Essa chuva ocorrerá de forma isolada, mas acompanhada por trovoadas. Além disso, a circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera contribuirá para precipitações a qualquer momento no norte do Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Goiás e em Mato Grosso, onde há risco de temporais que podem prejudicar os trabalhos no campo. No sul de Mato Grosso do Sul, os baixos níveis de água no solo já afetam algumas lavouras de soja em fase de enchimento de grãos.

No interior da Bahia, a chuva será isolada e as temperaturas seguirão elevadas, reduzindo a umidade do solo e mantendo lavouras de milho da primeira safra sob estresse hídrico e térmico. Apenas no oeste do estado as condições de umidade no solo estão mais favoráveis para o desenvolvimento das culturas, como algodão e soja.

Na faixa norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará provocando chuvas do Ceará ao Amapá, com risco de temporais no Pará, Maranhão e no norte e oeste do Piauí. Essas condições podem atrapalhar o avanço da semeadura do algodão e do milho safrinha no Maranhão, onde os trabalhos já estão atrasados devido ao excesso de chuva no último mês, que também dificultou a colheita da soja.

No Sul, o sol predomina no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina, com temperaturas em elevação, favorecendo as atividades de colheita.

 

Fonte: Climatempo