Semana começa com chuva volumosa e atraso na colheita do trigo na região sulista
Rio Grande do Sul e Paraná devem registrar acumulados acima de 60 milímetros
Nesta segunda-feira (27) a atuação de uma área de baixa pressão, associada ao avanço de uma nova frente fria reforça o tempo instavel entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, com chuva forte e acumulados que podem superar 50 milímetros. No litoral de Santa Catarina, os volumes podem chegar a 80 milímetros. Essas chuvas inclusive podem interromper momentaneamente a colheita do trigo e dificultar operações de campo, embora tragam benefícios à umidade do solo e favoreçam o plantio do milho.
Um novo cavado meteorológico associado a passagem da frente fria voltam a provocar instabilidades em São Paulo, com risco de chuva forte, principalmente no oeste, sul e litoral do estado. As precipitações avançam também para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde pode chover forte no sul mineiro e interior fluminense, ou seja, essa chuva favorece para melhores condições de solo para o plantio da soja.
No Centro-Oeste, a frente fria reforça novamente os temporais no Mato Grosso do Sul, com volumes acima de 80 milímetros no oeste e sul do estado. O sistema também leva chuva para Mato Grosso e Goiás, com pancadas isoladas e aumento da umidade do solo, beneficiando as lavouras que estão em desenvolvimento.



