Semana termina com chuva em boa parte do país. Veja no AgroClima
Previsão é de acumulados altos, muitas trovoadas, risco de granizo e ventania em São Paulo
A semana termina com chuva expressiva em São Paulo. Segundo a Climatempo, há risco de muitas trovoadas, granizo e ventania, fatores que podem provocar queda de árvores e alagamentos nas grandes cidades do estado.
A chuva também aumenta no sul de Minas Gerais, com risco de tempestades na tarde desta sexta-feira (11), por conta do calor e alta umidade. A chegada destas condições climáticas podem causar chuva de granizo nas áreas de cafezais.
No Sudeste, uma frente fria chega no sábado (12), e os próximos dias serão chuvosos e com queda nas temperaturas.
A região Sul do país, em especial o Paraná e Santa Catarina estão na rota das tempestades nesta sexta-feira (11). A previsão indica chuva forte, com altos acumulados e muitas trovoadas. Os ventos podem chegar a 70 km/h em toda costa sul.
No Centro-Oeste, a mudança no tempo também será sentida sobre o estado de Mato Grosso do Sul e Goiás, com aumento da chuva e, consequentemente, da umidade do solo.
Em Dourados (MS), a previsão é de aproximadamente 90 milímetros de chuva entre hoje (11) e o início da próxima semana.
Na região Norte, a meteorologia também indica chuvas expressivas. A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a poeira do deserto do Saara que atravessa o oceano atlântico, ajuda ainda mais na formação de nuvens de chuva no norte do país.
No Nordeste, a situação é muito parecida, com chuvas frequentes no norte da região. Maranhão e Piauí com volumes altos, acima de 60 mm em 5 dias e trovoadas frequentes. Já na Bahia e Ceará, as pancadas são bem isoladas e concentradas no litoral.
Com informações da Climatempo
Foto de Capa: Pixabay