Sexta-feira promete ser gelada no Brasil

Rajadas de vento de até 70 km/h podem atingir a faixa leste gaúcha

18/07/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta quinta-feira (18), a previsão indica o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul devido à passagem de uma nova frente fria pela região. Na retaguarda desse sistema, a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai pode provocar ventos fortes, com rajadas de até 70 km/h na faixa leste gaúcha, além do centro e sul de Santa Catarina e o extremo sul do Paraná.

Nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os ventos podem ser ainda mais intensos, com rajadas entre 80 e 90 km/h, mesmo sem ocorrência de chuva. Em Santa Catarina e no sul do Paraná, as pancadas de chuva devem ocorrer de forma isolada entre a manhã e a tarde.

Nas demais áreas do Centro-Sul do país, o tempo firme predomina entre o Sudeste e o Centro-Oeste. No entanto, no extremo sul de Mato Grosso do Sul, o aumento da nebulosidade pode provocar chuva fraca e isolada. Na Serra da Mantiqueira, o amanhecer pode ser marcado por geada.

Em Goiás e Mato Grosso, o tempo segue seco e as temperaturas permanecem elevadas. A umidade relativa do ar fica baixa à tarde, com risco de alerta, o que favorece o avanço da colheita do algodão e do milho segunda safra.

No Matopiba, o tempo também deve seguir seco e quente, com queda nos índices de umidade durante a tarde. Já na faixa leste do Nordeste, o sol aparece entre nuvens e há previsão de pancadas de chuva entre a Bahia e o Rio Grande do Norte.

Na Região Norte, os temporais continuam entre o norte do Amazonas, Roraima e o leste do Amapá.

Outro destaque é a massa de ar polar prevista para o fim de semana, que vai provocar queda nas temperaturas nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul. As mínimas devem ocorrer à noite e, inclusive, há possibilidade de precipitação invernal na Serra Gaúcha.

Fonte: Climatempo