Soja: Brasil com baixo excedente no primeiro semestre e importações recordes desde jun/2016
País comprou 89,76 mil toneladas de soja em junho do Paraguai
Mercado
Segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com volume recorde de soja exportado no primeiro semestre, empresas domésticas começam a ter dificuldades em se abastecer. Empresas do Sul do país, inclusive, já importam a soja do Mercosul.
Em junho, o Brasil comprou 89,76 mil toneladas de soja (especificamente nesse mês, apenas do Paraguai), mais que o dobro do adquirido em maio e o maior volume importado desde junho/16, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Ainda assim, a baixa liquidez e o enfraquecimento do dólar limitaram o movimento de alta nos valores domésticos.
Óleo de soja
Com a baixa oferta de matéria-prima e a crescente demanda externa por óleo de soja, os preços deste derivado e os prêmios para exportação seguem atingindo novos recordes, segundo dados do Cepea.
As indústrias de biodiesel também estão ativas – algumas fábricas brasileiras, inclusive, mostram interesse em exportar o óleo de soja em detrimento de vendê-lo no mercado doméstico.