Técnica de alporquia permite produção de mudas da goiabeira
produto deve ser colocado por cima de um saco plástico e amarrado no galho da árvore
Agricultura familiar
Muitos produtores da agricultura familiar tem apostado no fruto da goiaba, no estado de Mato Grosso do Sul, grande parte da produção do fruto é direcionada a indústria, que utiliza a polpa. Uma técnica que tem feito a diferença e utilizada por muitos produtores é a Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, o processo necessita de uma planta matriz, uma espécie de planta mãe que será propagada mudas. A planta precisa ser saudável e produtiva, pois se trata de um clone, ou seja toda a característica vai passar para a muda.
Na técnica da alporquia é preciso escolher um galho onde já exista a madeira, entre um a dois centímetros é o ideal. Com uma ferramenta cortante é feito um anel na planta, depois é preciso fazer um curativo na árvore. Na sequência é necessário um produto que retenha a umidade da planta.
O técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER/MS), Abel Reis, orienta que seja uma fibra de coco, mas pode ser pó de xaxim, musgo ou outro substrato comercial. Como se fosse um curativo, o produto deve ser colocado por cima de um saco plástico e amarrado no galho da árvore, permanece no local por cerca de dois meses, na sequência segue para um viveiro já, no vaso, após o pegamento total da muda, pode ser direcionada para o campo. Uma planta bem estruturada pode produzir trinta, quarenta mudas, ou até mais.
Foto: Kaile Rodrigues