Tempo firme favorece a colheita do milho segunda safra no Brasil
Frente fria volta a espalhar chuva no Sul do país
Nesta quinta-feira (15), uma frente fria avança pela costa do Sul do país e provoca pancadas de chuva na metade norte do Rio Grande do Sul durante a manhã. A chuva pode ter intensidade moderada e atrapalhar momentaneamente os trabalhos em campo. Além disso, a formação de um ciclone extratropical na costa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai pode provocar rajadas de vento de até 70 km/h na faixa leste do estado, independentemente da presença de chuva.
Em Santa Catarina e no sul do Paraná, as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada entre a manhã e a tarde, mas também podem ser moderadas e comprometer temporariamente as atividades no campo.
No Sudeste e na maior parte do Centro-Oeste, o tempo firme predomina. A exceção fica para o extremo sul de Mato Grosso do Sul, onde pode chover de forma isolada. Entre Goiás e o Mato Grosso, as temperaturas continuam elevadas e a umidade relativa do ar segue baixa durante a tarde.
Esse cenário favorece o avanço da colheita do algodão e do milho segunda safra, além da colheita do café e da cana-de-açúcar nas principais áreas produtoras do Sudeste.
No Matopiba, o tempo segue seco e quente, com umidade do ar abaixo dos 30% à tarde. Já na faixa leste do Nordeste, o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva desde o litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte, com destaque para chuvas mais intensas entre Sergipe e Alagoas.
No Norte do país, os temporais continuam concentrados no extremo norte, especialmente entre o norte do Amazonas, Roraima e o leste do Amapá.
Com o avanço da frente fria, uma massa de ar frio chega na retaguarda, diminuindo as temperaturas nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul, onde as mínimas devem ser registradas à noite.
Fonte: Climatempo