Tempo firme predomina no Centro-Sul do país
Tempo mais seco se deve a presença da frente fria de origem polar
O sábado (22) já começa com tempo mais firme sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, tudo devido a presença da frente fria de origem polar. Por outro lado, com a formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera, tem uma pequena chance de chuvas isoladas e sem grandes volumes em partes do norte paulista, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, mas nada que deva gerar grandes preocupações.
A chuva mais persistente deve atingir a região Norte com altos acumulados e potencial para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. É o caso do norte de Rondônia, Amazonas e Roraima, em que os volumes podem variar entre 25 e 70 milímetros em um pequeno intervalo de tempo.
Ainda neste sábado é comemorado o Dia Nacional da Mandioca, um dos cultivares mais consumidos pelos brasileiros. Os líderes de produção são os estados do Pará, Bahia e Paraná, que de modo geral fizeram uma boa safra com as condições favoráveis de chuva e temperatura. A partir de agora, produtores principalmente do Norte e Nordeste precisam ficar atentos ao retorno do fenômeno El Niño que aumenta as chances de uma estiagem, com redução das chuvas na primavera e verão.
Acompanhe todos os detalhes no Agroclima:
Com informações da X Weather Mateorologia
Foto capa: Pixabay