Tempo vira no Centro-Oeste e rajadas de vento podem chegar a 70 km/h em Mato Grosso do Sul
Sexta-feira também será chuvosa em outras regiões do Brasil, com possibilidade de temporais
Nesta sexta-feira (17), moradores da região Centro-Oeste podem esperar uma virada no tempo. De acordo com a previsão meterológica, podem ocorrer pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, inclusive nas capitais Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Aliás, de Campo Grande ao sul de Mato Grosso do Sul, há potencial para temporais, com rajadas de vento de 50 a 70 km/h.
No Sul, temporais também devem atingir o oeste catarinense e o centro-oeste do Paraná. Pode chover forte também no nordeste de Santa Catarina e entre a grande Curitiba e o litoral paranaense. Já nas cidades gaúchas de Rio Grande e em Santa Maria, a chuva deve cair de forma isolada.
Já na região Sudeste, as pancadas de chuva também podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. O tempo esquenta em São Paulo, enquanto que da região dos Lagos até o litoral do Espírito Santo, pode chover de forma leve e passageira.
No Nordeste, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) favorece a formação de nuvens de tempestades sobre o Piauí e as instabilidades ganham força no estado, com pancadas de chuva em vários períodos do dia. O sistema influencia ainda o norte do Maranhão, com chuva forte e raios, assim como o Ceará.
Hoje, toda a região Norte também está sujeita às pancadas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, especialmente entre a tarde e a noite. Chove ao longo do dia no leste e norte do Amapá e, ainda, em Manaus.
Confira mais detalhes no Agroclima:
Com informações da Climatempo
*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista