Touro reprodutor melhora todo o rebanho
As características devem ser olhadas como um todo, pois conjuntamente irão fornecer a informação daquele touro
Retorno econômico
A questão do valor do touro na formação dos rebanhos é um assunto que está sempre em pauta. O ideal é procurar reprodutores que foram selecionados no mesmo sistema em que serão utilizados e sempre prestar atenção nas características avaliadas. As características devem ser olhadas como um todo, pois conjuntamente irão fornecer a informação daquele touro.
Características de crescimento, como DEP para peso ao desmame e sobreano; de precocidade como DEP para perímetro escrotal e precocidade de prenhez; e de carcaça como DEP para musculatura e conformação, são alguns exemplos das várias características avaliadas pelos programas atualmente, e que estão disponíveis para facilitar a escolha do produtor, tanto para reprodutores quanto para sêmen.
Quando o produtor tem um único bezerro, touro e matriz, tem o mesmo valor, cada um contribui com a metade do seu genoma para a formação do novo indivíduo. O pesquisador da Embrapa gado de corte, Antônio Rosa menciona que na prática é comum ter mais descendestes dos reprodutores do que das matrizes. Outro ponto vem da taxa de reposição, 20% em média para matrizes e touros.
O criador que investe em touro de boa qualidade, tem todo o rebanho caminhando junto. Isso porque, tanto os machos que vão para o abate, quanto as fêmeas que serão futuras matrizes estarão bem preparadas.