Trump retira tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros como carne, café e frutas
Presidente dos Estados Unidos assinou ordem executiva nesta quinta-feira, 20, e atribui medida ao avanço das negociações com o governo brasileiro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta quinta-feira, 20, retirando a tarifa adicional de 40% imposta a determinados produtos brasileiros. A medida inclui itens importantes da pauta exportadora brasileira, como carne e café - cuja tarifa recíproca de 10% já havia sido retirada pela Casa Branca na semana passada.
A medida é retroativa, valendo para produtos que entraram no país a partir de 13 de novembro.
Trump atribuiu a medida ao avanço das negociações com o Brasil. “Houve progresso inicial no andamento das negociações com o governo brasileiro”, afirmou.
Na semana passada, Trump assinou uma outra ordem executiva retirando a tarifa recíproca de 10% sobre a importação de produtos agropecuários como carne bovina, banana, café e tomate, em um momento em que o governo está sob pressão para reduzir o custo de vida dos americanos.
A Casa Branca, no entanto, havia mantido a tarifa adicional de 40% sobre o Brasil - que caiu para diversos produts nesta quinta-feira, 20.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) celebrou a decisão da Casa Branca. “A medida demonstra a efetividade do diálogo técnico e das negociações conduzidas pelo governo brasileiro, que contribuíram para um desfecho construtivo e positivo”, diz a associação em nota.
Informações: Agência Estado



