AgRural: plantio de soja atinge 61% da área no País

Em Mato Grosso, onde a umidade segue no limite, há relatos de necessidade de replantio e até de abortamento de flores e vagens em lavouras isoladas

10/11/2025 às 14:03 atualizado por Tânia Rabello - Estadão
Siga-nos no Google News

São Paulo, 10 - O plantio da soja 2025/26 no Brasil alcançou 61% da área estimada até a quinta-feira, 6, segundo levantamento da AgRural. O avanço representa aumento em relação aos 47% da semana anterior, mas segue atrás dos 67% registrados no mesmo período do ciclo 2024/25. Apesar das chuvas recentes no Cerrado, que impulsionaram o ritmo em Goiás, a AgRural comenta, em nota, que persistem dificuldades em várias regiões.

Em Mato Grosso, onde a umidade segue no limite, há relatos de necessidade de replantio e até de abortamento de flores e vagens em lavouras isoladas. A previsão de novas chuvas para esta semana, no entanto, traz expectativa de melhora nas condições de cultivo. No caso do milho verão 2025/26, a semeadura atingiu 72% da área prevista no Centro-Sul, frente a 59% na semana anterior e 72,5% um ano atrás. A regularização das chuvas no Sudeste e em Goiás acelerou o ritmo de plantio, embora a umidade ainda seja irregular em parte das lavouras.