Bessent diz que shutdown pesa na economia dos EUA e que China 'alimenta' guerra da Rússia

Os comentários aconteceram em coletiva de imprensa ao lado do representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, nesta quarta-feira

15/10/2025 às 13:00 atualizado por Laís Adriana - Estadão
Siga-nos no Google News

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, voltou a alertar que a paralisação das atividades do governo norte-americano - que chega nesta quarta-feira, 15, ao seu 15º dia - está pesando na economia. "A única razão pela qual o shutdown continua é que a mídia está sendo complacente", disse. "Quero pedir aos democratas moderados que sejam heróis e reabram o governo."

 

Os comentários aconteceram em coletiva de imprensa ao lado do representante comercial dos EUA (USTR, em inglês), Jamieson Greer, nesta quarta-feira.

 

No evento, as autoridades esclareceram o andamento das negociações comerciais com a China e o recente recrudescimento de tensões.

 

Na ocasião, Bessent retomou críticas a compra de petróleo russo pela China, alegando que o país está "alimentando a máquina de guerra contra a Ucrânia". Contudo, apesar de se demonstrar a favor de tarifar países que comprem a commodity russa, o secretário do Tesouro dos EUA disse que aliados europeus precisam se juntar à iniciativa para que seja efetiva.