Plantio da soja desacelera com falta de chuva; área semeada no Brasil atinge 47%

Há problemas em Mato Grosso e no Matopiba, mas o principal foco de atenção é Goiás, que tem o plantio mais lento desde a safra 2017/18

03/11/2025 às 09:37 atualizado por Equipe AE - Estadão
Siga-nos no Google News

O plantio de soja 2025/26 perdeu força na última semana devido à irregularidade das chuvas, informa a AgRural. Em levantamento divulgado nesta manhã, destaca que 47% da área estimada para o Brasil estava semeada até quinta-feira (30), contra 36% uma semana antes e 54% um ano atrás.

"Embora o excesso de umidade limite o avanço das máquinas em alguns pontos do Sul do País, a maior preocupação é no Cerrado", diz. "Embora os casos de replantio ainda sejam pontuais, eles poderão aumentar caso a combinação de chuva irregular e calor continue predominando nos próximos dias."

Há problemas em Mato Grosso e no Matopiba, mas o principal foco de atenção é Goiás, que tem o plantio mais lento desde a safra 2017/18. Em relação ao plantio de milho primeira safra (verão), 60% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil está semeada, contra 55% uma semana antes e 59% no mesmo período do ano passado.

Ao longo da semana, o avanço das plantadeiras foi limitado pela baixa umidade em Goiás, Minas Gerais e São Paulo. No Rio Grande do Sul, por outro lado, a reta final do plantio tem sido dificultada pelo excesso de umidade", disse a AgRural.